Terapias

 





Seitai (Quiropraxia Japonesa)


ORIGEM: Entre os séculos XV e XVI, o Japão vivia momentos de grande agitação política. De um lado, havia um interesse de unificação das várias províncias , num governo unico, do outro lado, os senhores dessas províncias, disputavam o poder a qualquer custo.
Nessa época de crise, onde os soldados samurais, movidos pela necessidade, tinham que combater e imobilizar o inimigo, criaram uma série de movimentos precisos, e aparentemente violentos, que ao serem aplicados proporcionavam alívio e restabeleciam os combatentes para uma nova luta.
A partir desse conflito, as primeiras manifestações sobre a técnica Sei-Tai passou a ser divulgada.
Passados os anos essa técnica permaneceu restrita aos praticantes de artes marciais. No século XVIII, já haviam vários centros de disseminação dessas técnicas.

O contato maior com essa técnica no ocidente se deu com a migração dos Orientais para as Américas, mas o impulso maior ocorreu após a Segunda Grande Guerra, pois o exercito japonês utilizava o Sei-Tai largamente. Sem dados documentados ou mesmo históricos, podemos dizer que a maioria das técnicas manipulativas tem fundamentos baseados no Sei-Tai.
Provavelmente a falta de popularização do Sei-Tai deve-se a falsa idéia de que somente pessoas fortes e valentes poderiam suportar a aplicação de movimentos considerados tão violentos. Esse tipo de pensamento persiste até hoje e fez com que poucas pessoas se interessassem por conhecer ou aplicar a técnica.
O Sei-tai se caracteriza por ser uma técnica centenária, com manobras que geram a reacomodação vertebral, provocando assim um alívio da dor quase imediato.


DEFINIÇÃO: Sei-Tai é uma técnica de ajuste ósseo composta por uma série de movimentos precisos aplicados nas regiões articulares. Tais movimentos obedecem os princípios anatômicos básicos, tratando de forma indolor vários distúrbios músculo-esqueléticos. O Sei-Tai é um método corretivo através de ajuste e reajuste por manipulação, baseado sobre dificuldades ou problemas de ordem reversível, que afetam a morfologia e a biomecânica do corpo.

OBJETIVO: Seitai é uma técnica de tratamento ósseo composta de manobras de ajuste que visam a desobstrução de nervos que ficam comprimidos ou pinçados pelo excesso de tensão muscular. Toda vez que determinado músculo é tencionado continuamente as vértebras da região da coluna correspondente comprimem os nervos, causam dor e limitam os movimentos.
Por meio de ajustamentos manuais, envolvendo suaves manipulações de articulações e tecidos macios, eles podem realinhar vertebras deslocadas, eliminar obstruções no fluxo nervoso, suscetíveis de causar muitos distúrbios.
A palavra Seitai significa rearranjar ou requisitar novamente. Trata de forma holística(de forma integral), abordando não somente os aspectos físicos através de testes específicos dos movimentos presentes nas articulações, avaliações musculares e ligamentares; como também o meio em que vive.
Todo um somatório das condições sanitárias, nutricionais, afetivas, conflitos sociais e raciais, o desemprego, o sedentarismo, o estresse diário, são fatores que influenciam na saúde e bem estar do indivíduo e devem ser considerados com relevância na anamnese e tratamento.
Na verdade o sei-tai vai além das simples manipulações, pois estabelece uma relação entre a patologia (doença) e os fatores que a estão provocando. Sei-Tai é uma combinação da terapia de relaxamento, acupressura, alongamento e a manipulativa.. O Sei-Tai trabalha com a coluna vertebral, musculatura profunda e as articulações.

O Sei-Tai é um método com toques profundos capazes de agir sobre tendões, nervos, cadeias musculares e o segmento vertebral, corrigindo através de ajuste e reajuste manipulativos, os problemas de ordem reversível, que afetam a morfologia e a biomecânica do corpo. Atua corrigindo, escolioses, hiperlordoses, subluxações, hérnia de disco, oesteofitoses, cervicobraquialgias, lombalciatagias e outros...
O terapeuta de Sei-Tai olhará a coluna vertebral e vê-la-á como conectada à condição dos órgãos internos. O paciente pode receber um diagnóstico que um órgão particular está com problemas, por desnivelamento ou deslocamento de uma ou mais vértebras. O sistema do corpo é trabalhado então sobre conjuntamente com todas as correções necessitadas no sistema musculos-esqueletal.
A maioria dos pacientes experimentará o benefício já na primeira sessão e geralmente o tratamento requer 10 a 20 sessões. Na prática, o que se procura é criar novos hábitos para haver uma melhora na qualidade de vida. Muitas atividades físicas são recomendadas para quem tem vida sedentária.

O Sei-Tai não pretende ser infalível como técnica de tratamento ósseo; outras técnicas de eficiência comprovada também fazem parte desse universo e devem ser levadas em consideração.


REGRAS BÁSICAS DO SEI-TAI
A sabedoria do corpo
Sei-Tai é significativamente diferente de outras terapias manuais e da medicina ocidental. Naturalmente sensível aos efeitos da doença e de seu desconforto, o ser humano faz sempre o esforço parar seu progresso com ajuda externa. A primeira função do corpo é livrar-se de todos os elementos que são um ou outro desnecessários para sua sobrevivência ou estão prejudicando seu equilíbrio.
Um corpo saudável é sensível o bastante para reconhecer o que é prejudicial e para o eliminar. Nós sofremos naturalmente de diarréia, vômitos e febre após um envenenamento. A febre tem efeitos benéficos significativos. Usada corretamente, estimula a circulação , impulsiona nossa resposta imune, acelera o metabolismo, e elimina a maioria de doenças. Um corpo vivo morrerá quando sua capacidade de responder é suprimida ou oprimida.
Compreendendo o corpo
O ser humano é um vertebrado que move-se em dois pés. Seus contrapeso e saúde são baseados na mobilidade e na flexibilidade das vértebras, da posição da pélvis, e da cabeça. Quando o pélvis muda sua posição, o tórax e o occipital seguem.
Cada um dos nervos raquidianos, que saem pelos forames entre as vértebras é associado com um órgão ou sua função relacionada. Estes nervos e órgãos relacionados serão afetados por toda a mudança na pélvis ou da coluna vertebral. Quando um vertebra perde sua mobilidade, os órgãos conectados a esse vertebra estão afetados. A patologia evolui enquanto outras vértebras ajustam para compensar para esta deformidade, e estas vertebras perdem também sua função natural, o que reduz mais e mais a mobilidade da coluna vertebral e da pelvis. Tais mudanças têm muitos efeitos no estado de um indivíduo de saúde.
A fim fazer um diagnóstico, um terapeuta de sei-tai, usa toda a informação sobre o corpo do paciente, o que pode ser visto ou sentido: temperatura de superfície, tom e contrações do músculo, posição dos membros ao caminhar, levantar-se ou ao sentar-se.

PREPARAÇÃO PARA A PRÁTICA DO SEI-TAI

No Sei-Tai, o paciente permanece passivo cabendo, portanto, ao terapeuta a iniciativa da manipulação. Então, se quiséssemos definir o Sei-Tai, este seria com uma Ginástica Passiva.

Devemos relaxar o paciente com uma massagem profunda, de início a massagem é suave e vai aumentando a intensidade gradativamente, observando sempre as camadas musculares, direções e funções de cada musculo e prestando atenção nas reações do paciente no decorrer da massagem. Em seguida partimos para realização de alongamento. E só então realizamos as manipulações necessárias.
Exames de apalpação dinâmica ou estática, identificando desalinhamentos, restrições de movimentos e sinais de alterações estruturais, realizando tratamento terapêutico ou para aliviar ou devolver ao paciente melhores condições físicas e alívio dos sintomas reclamados.

Identifica as subluxações (desalinhamentos e restrições de movimentos) nas articulações do corpo humano, localizando sinais de alterações térmicas, edemas, massas, espasmos muscular, atrofia, textura dos atecidos e estrutura óssea assimétricas e avaliando a possibilidae dos sintomas referidos poderem ser solucionados ou aliviados pelo métodos naturais que emprega.

Realiza tratamento terapêutico através de manipulações e ajustes específicos, a fiam de integrar a estrutura a um pleno fluxo nervoso e permiter ao organismo expressar o máximo de saúde possível.







ORTOMOLECULAR (Oligoterapia Francesa)

Quer cuidar da sua saúde fisica por meios naturais que não agridem seu corpo? A oligoterapia é a saída para isso.

EXPERIMENTE voce vai gostar dos resultados. Para ajudar a emagrecer para melhorar seu sistema imunologico, enfim para equilibrar o funcionamento de toda a sua biologia pense em OLIGOTERAPIA.

A Oligoterapia é uma abordagem das terapias naturais, que trata a pessoa como um todo se utilizando dos Oligoelementos.

Foi desenvolvida pelo Dr. Jacques Menetrier, na França em 1932 é usada na Europa e nos EUA e também no Brasil há vários anos.

Os oligoelementos são micro quantidades de sais minerais encontrados no mar na terra e nos seres vivos. São fundamentais, pois as enzimas que tem enorme importância nas reações bioquímicas necessitam dos oligoelementos para fazerem o seu trabalho.

São eles que fornecem a energia para que ocorra a reação bioquímica, em última instância eles regulam e permitem as trocas metabólicas dentro e fora das células, mantendo dessa forma o equilíbrio bioquímico do corpo. São catalisadores das inúmeras reações químicas que ocorrem no corpo humano.

Quando o corpo está carente de um desses elementos todo o funcionamento metabólico do corpo é alterado dando início às doenças funcionais, onde a pessoa não se sente bem, mas os exames estão normais. Posteriormente essa carência vai se acentuando e leva a estados patológicos.

Os sintomas mais comuns são: cansaço físico, ansiedade, irritabilidade, nervosismo, estresse, estafa mental, depressão, problemas digestivos, circulatórios, reumatológicos, hormonais, envelhecimento precoce, unhas fracas, queda de cabelo, etc.

Nossa alimentação deveria fornecer tudo o que precisamos, mas os produtos industrializados contém conservantes, espessantes e corantes e a agricultura intensiva é acelerada com agrotóxicos e adubos químicos que vão depauperando o solo. As plantas se tornam quimicamente contaminadas e pobres de minerais e vitaminas que seriam importantes para o laboratório bioquímico que é o nosso corpo.

A função da OLIGOTERAPIA é então repor o que nos falta e assim permitir que nosso corpo se equilibre.

VANTAGENS DO USO DA OLIGOTERAPIA

Quais são as vantagens desta nova concepção nosológica e terapêutica? Por que utilizá-la?

Para responder a essas perguntas devemos analisar a Oligoterapia sob 4 aspectos:

a)frequência das doenças funcionais
b)interesse terapêutico
c)interesse social
d)interesse econômico

a) A FREQUÊNCIA DAS DOENÇAS FUNCIONAIS

É grande o número de pacientes que chegam às clínicas apresentando doenças ditas funcionais.
É necessário que se defina corretamente o que se entende por doenças funcionais. Alguns autores, na atualidade, parecem confundir as doenças funcionais com as psicossomáticas. Outros chegaram a propor a substituição do termo "funcional" por "psico-funcional", demonstrando assim , a importância que eles dão ao fator psíquico no aparecimento e evolução das doenças funcionais.
Seria fácil responder que se o psiquismo tem uma ação frequentemente determinante sobre o soma, o inverso também é verdadeiro. Nenhum interesse em se criar um debate sobre a proeminência do fator psíquico ou do somático.
E importante lembrar que estes dois dependem, juntos ou separados, de um terceiro que é o equilíbrio ( ou desequilíbrio) das trocas (oxido-redução e ácido-base).

B) O INTERESSE TERAPÊUTICO

Sem se negar o valor das terapêuticas clássicas,devemos recordar que a oligoterapia vem felizmente complementar as terapêuticas usuais que agem sobre os agentes patogênicos, mas que pouco efeito tem sobre o terreno. Outros fatores, como a alimentação, o meio-ambiente, etc., também podem, de certo modo, agir sobre o terreno.
Mas, os oligoelementos, cuja presença é obrigatória ao equilíbrio biológico , são os únicos que, sem danificar, podem restabelecer o equilíbrio das trocas.
Com efeito, basta a introdução de um catalizador iônico numa concentração da ordem de miligrama por litro para se obter a regularização dos diversos circuitos metabólicos regidos pelas enzimas utilizadas para a estocagem ou o transporte do ion considerado.



 
 
PSICOTERAPIA DE REGRESSÃO (Regressão de Memória)

Psicoterapia de Regressão (Retorno na Linha do Tempo). Nesta técnica psicoterapêutica o paciente fica totalmente consciente durante a sessão. O paciente é conduzido à retornar aos incidentes de sua vida e reviver o incidente de uma forma consciente.. Neutraliza memórias desagradáveis e traumas; anula efeitos de emoções negativas como: tristeza, raiva, culpa, medo; reestrutura crenças limitantes ("não sou bom o suficiente...", "ninguém me ama", nunca vou conseguir", "estou sempre doente", etc...); programa metas e objetivos para o futuro. O paciente passa a ter um controle saudável sobre a sua vida e suas emoções.

Objetivos da Regressão de Memória

• Esclarecer e integrar medos, repressões, culpas e eventos mal resolvidos no passado, a fim de serem feitas escolhas mais adequadas no aqui e agora;

• Detectar e integrar traumas passados que fazem com que você sinta-se reprimido e limitado na sua vida atual;

• Conscientização através do auto-conhecimento;

• Torna-se um indivíduo mais equilibrado melhorando a qualidade de vida total;

• Melhorar o relacionamento consigo próprio e consequentemente com o meio social;

• Buscar verdadeiramente o Ser essencial, tornando-se um indivíduo esclarecido e seguro nas suas ações.

Como funciona a Regressão de Memória

A regressão não está ligada a nenhum tipo de religião, crença ou credo. Para que a regressão funcione basta que haja aceitação do procedimento.

Todos nós somos capazes de usar a nossa imaginação. Todos nós temos uma capacidade de visualizar imagens e, sobretudo, todos nós temos intuição. As respostas dos nossos problemas estão dentro de nós mesmos. Só é preciso se permitir acessá-las.

O mais importante para que a regressão funcione é estar aberto para as respostas que surgem em nossa mente deixando a parte racional, os julgamentos e o ceticismo de lado.

Podemos dizer que a regressão de memória é considerada uma terapia mais rápida do que as convencionais. Não existe nada de sobrenatural nem de milagroso atuando na dissolução dos seus problemas. Há apenas o desbloqueio e a integração emocional, que aliado à sua vontade de mudar de vida, atuam para abrirem certas áreas de sua vida que estavam bloqueadas ou desequilibradas.

O que pode-se trabalhar

• Disfunções do organismo;

• Alergias;

• Claustrofobia;

• Insônia;

• Medos;

• Problemas Sexuais;

• Enxaquecas;

• Relacionamentos;

• Hiperatividade;

• Alcoolismo e problemas com drogas;

• Etc.


 
   Meditação

 

     A meditação é uma atividade da consciência mental. Ela envolve uma parte da mente observando, analisando e lidando com o resto da mente. A meditação pode tomar várias formas: concentrar-se unidirecionadamente em um objeto (interno), tentar compreender algum problema pessoal, gerar um amor alegre por toda a humanidade, rezar a um objeto de devoção, ou se comunicar com nossa sabedoria interna. A meditação Raja Yoga dá a você um claro entendimento espiritual de si, ajudando em sua redescoberta e no uso das qualidades positivas internamente latentes; possibilita desenvolver a força de seu caráter e criar novas atitudes e respostas para a vida. 
 
 




 

 

 

 

 

           

 Qi Gong


          Oito Brocados de Seda (Oito Exercícios para a Longevidade) O BA DUAN JING (PA TUAN CHIN), traduzido como “As Oito Peças de Brocado” ou “Oito Brocados de Seda”, designa uma seqüência de oito exercícios de Qi Gong (Chi Kung) utilizados como forma de manutenção e recuperação da saúde. excelentes para as pessoas que sofrem pressão constante, alto nível de estresse e possuem pouco tempo disponível, fortalece pernas e braços, corrige e melhora inúmeros problemas posturais.






 





 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário